quarta-feira, 19 de setembro de 2012

legislação ambiental

Legislação


A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s) (1998, p. 181):
A preocupação em relacionar a educação com a vida do aluno – em seu meio, sua comunidade – não é novidade. Ela vem crescendo especialmente desde a década de 60 no Brasil. (...) Porém, a partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passou-se a adotar explicitamente a expressão “Educação Ambiental” para qualificar iniciativas de universidades, escolas, instituições governamentais e não governamentais por meio das quais se busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais. Um importante passo foi dado com a Constituição de 1988, quando a Educação Ambiental se tornou exigência a ser garantida pelos governos federal, estaduais e municipais (artigo 225, § 1º, VI).

A educacao ambiental e um processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.       

2 comentários:

  1. ..Adorei o nosso blog...vamos torna-lo muito atrativo galera...abraços a todos...saudades já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho pesquisado para isto, mas a galera acho que esqueceu do compromisso. Aguardo as fotos, os projetos mas ate agora nada.

      Excluir