terça-feira, 25 de setembro de 2012

Educação Infantil, bichos

Originalmente pode-se utilizar o planejamento sem interferencia, mas se vc quiser aprofundar que tal refeletir com as crianças o motivo pelo qual não vemos muitos animais da lista. Refletindo sobre extinção, ação do homem no meio ambiente dos animais, relação HOMEM X NATUREZA, DESMATAMENTO, QUEIMADAS.

Bicharada
Planejamento para eixo de Natureza e Sociedade – Grupo 3 de Educação Infantil.

04/04/2010

Grupo 3

Titulo: Bicharada
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Natureza e Sociedade
Conteúdo:
- Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Objetivo:
- Identificar imagens de animais.
- Imitar os movimentos típicos de animais conhecidos.
Material:
- Cartões com figuras de diferentes animais, alguns deles conhecidos dos alunos, outros ainda desconhecidos. A quantidade de cartões deve corresponder ao número de alunos da turma.
Atividade motivacional:
Organizar os alunos sentados em um círculo para apresentar as figuras dos animais selecionados. Inicialmente, as figuras devem ser apresentadas uma a uma – momento em que o professor deve perceber quais animais são os mais conhecidos dos alunos.

Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):

1. Dispor todos os cartões no centro do círculo de alunos, com as faces voltadas para cima.
2. Solicitar que, na sua vez, cada aluno escolha um dos cartões e o apresente aos colegas, dizendo como é denominado. Caso seja necessário, os alunos podem receber ajuda para essa identificação.
3. Solicitar que os alunos disponham os cartões no centro do círculo.
4. Iniciar uma nova rodada do jogo, solicitando que localizem os cartões, por exemplo: “André, qual é o cartão onde está o cavalo?”; “Ana, e o cartão da borboleta, onde está?”.
5. Propor que cada aluno imite um dos animais para que o grupo todo descubra qual é. Essa imitação pode envolver os movimentos, o som produzido pelo animal ou, ainda, movimento e som produzido pelo animal selecionado.
6. Reunir todos os cartões e solicitar que uma criança sorteie um deles, mostrando-o para o grupo.
7. Orientar para que todas as crianças se movimentem pela sala como se fosse o animal sorteado.
8. Dar continuidade ao jogo, pedindo que outra criança sorteie um novo cartão, originando um novo comando de movimentos à turma.
Avaliação:
Verificar se as crianças durante a atividade:
- identificam os animais retratados nas figuras,
- conhecem a maneira como os animais presentes nas figuras se movimentam e que sons produzem;
- imitam movimentos e sons dos animais;
- ampliaram o repertório de animais conhecidos.

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